• Trabajamos por el territorio

QUERES  PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO DA JUVENTUDE, QUE TERÁ LUGAR EM NICÓSIA (CHIPRE) DE 15 A 26 DE NOVEMBRO DE 2018?

Se tem entre 18 e 30 anos, pertence a um município do AECT Duero-Douro, estas  interessado ou tens curiosidade em iniciar um negócio em zona rural, valorizar recursos endógenos, promover o desenvolvimento destes espaços

ESTE É O SEU PROJETO, INSCREVE-TE!

LUGARES LIMITADOS!

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 31 DE OUTUBRO

Os interessados devem preencher e enviar o formulário de inscrição, anexando seu CV

chipre

“From Tradition to Employment: Olive products "Trade Olive" é um projecto europeu do programa Erasmus +, liderado pela entidade PlanBe - Plan it Be it (Chipre), do qual o AECT Duero-Douro é uma das entidades parceiras .

O principal objetivo deste projeto é mostrar uma oportunidade de trabalho para a juventude rural, permitindo a tomada de consciência de novas alternativas profissionais associadas à agricultura, para o benefício não só dos habitantes deste território, mas também da própria comunidade rural.

O emprego é um factor essencial para a promoção activa da cidadania, a inclusão social e a compreensão intercultural a nível local e da UE.

“Trade Olive” permitirá compartilhar e trocar, conhecimento e experiências de trabalho inovadoras para favorecer a mudança social do mundo rural.

Esta iniciativa envolverá 42 jovens dos 18 aos 30 anos, das zonas rurais de Chipre, Roménia, Bulgária, Grécia, Espanha, Portugal e Itália, para abordar a questão do desemprego, estratégias de empreendedorismo relacionadas com a agricultura tradicional, especialmente com a oliveira, como uma iniciativa empresarial a ser destacada em um mercado de trabalho competitivo.

Tudo isso para mostrar as profissões tradicionais que contribuem para promover estilos de vida saudáveis ​​e um ambiente mais sustentável, preservando a cultura, o patrimônio e a tradição local.

Este projeto oferece a oportunidade, também, de interagir com outros grupos sociais, como é o caso dos idosos, altamente conhecedores e portadores de sabedoria popular.

"Trade Olive" vai energizar a juventude rural no reforço das tradições e ofícios relacionados com a oliva, favorecendo o empreendedorismo e o empoderamento da juventude, a fim de lutar ativamente contra o flagelo do desemprego, que assola o mundo rural.

Dentre as atividades incluídas neste projeto, destacam-se oficinas teórico-práticas, como visitas de estudo, atividades intergeracionais, jogo de interpretação de papéis, grupos de discussão, brainstorming, treinamentos, noites culturais, etc .; destacar as tradições e costumes de nossos povos, como alternativas emergentes de emprego e desenvolvimento local desses espaços.

Este projeto persegue os seguintes objetivos:

- Favorecer a gestão do conhecimento popular relacionado às oliveiras, ao petróleo, bem como aos antigos comércios característicos dos países participantes; e transformá-los em novas fontes de emprego.

- Ampliar conhecimentos sobre agricultura e produtos artesanais.

- Melhorar as competências e a empregabilidade dos participantes.

- Incentivar o desenvolvimento pessoal da juventude rural, especialmente a autoconfiança e as forças pessoais.

- Promover a inclusão social de pessoas em risco de exclusão social e desvantagem social.

- Promover a cidadania ativa, ajudando as comunidades locais a lutar contra o grande problema do desemprego juvenil.

- Estabelecer conexões ao longo da vida entre os participantes e criar futuras colaborações.

- Convide a comunidade local e especialmente os idosos para compartilhar suas experiências com o coletivo de jovens.

- Promover a prática da agricultura, como modelo de vida e assentamento juvenil.

- Aumentar a compreensão intercultural e a comunicação entre os cidadãos europeus.

Mais informação: http://www.planbe-ngo.com