• 2019

Estudiantes y otros asistentes durante la Bienvenida de "Conociéndonos" en la Feria Medieval de Torre de Moncorvo 2018.

Em 2019, como novidade, serão os próprios alunos quem realiza a conferência de imprensa da jornada aos meios de comunicação presentes, e a todos os assistentes interessados em conhecer a iniciativa, que celebra 10 anos.

16 de abril de 2019.- O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, juntamente com a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, organiza uma vez mais uma jornada cultural na temática medieval, que terá lugar no próximo dia 26 de abril.

Em 2019, como novidade, serão os próprios alunos quem realiza a conferência de imprensa da jornada aos meios de comunicação presentes, e a todos os assistentes interessados em conhecer a iniciativa, que celebra 10 anos.

Nesta atividade participarão alunos oriundos de diferentes municípios espanhois, concretamente de Vezdemarbán, Morales de Toro, Alcañices, Sarracín de Aliste (Riofrío de Aliste), Ferreruela de Tábara, Moralina de Sayago, Torrefrades (Bermillo de Sayago), Torregamones, Villar del Buey, Vitigudino, Almeida de Sayago y Fuenteguinaldo; e de outras localidades portuguesas, como Sendim, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Vinhais, Mogadouro e Torre de Moncorvo, o município anfitrião.

Às 10.00 horas portuguesas (11.00 horas espanholas) terá lugar a receção dos participantes e o acto de boas-vindas. O programa de atividades é variado, e inclui um conjunto de atuações extremamente interessantes, não só para os alunos como também para o visitante, dirigido a todo tipo de coletivos e a diferentes grupos etários.

Trata-se de uma Feira Medieval, onde se convida o visitante a viver “in situ” costumes e tradições de outra época, recriando antigas formas de vida num feedback constante entre o público e os distintos personagens, em variadas situações que se representam.

Durante esta viagem no tempo, Torre de Moncorvo regressa ao reinado do monarca D. Dinis, que concedeu a este município um conjunto de privilégios, fomentando a fixação da população e a exploração económica da região.

Os participantes, crianças, professores, jovens, adultos, têm a oportunidade de desfrutar de uma recriação histórica do comércio, as artes e o artesanato na Idade Média, com a finalidade de sensibilizar e promover o acervo cultural dos nossos povos, para que o legado patrimonial imaterial não caia no esquecimento.

Em todos os momentos da atividade os alunos visitantes têm um papel extremamente ativo na mesma, já que encenam perante o Rei e a Rainha breves atuações de natureza teatral e musical, tratando de valorizar as características culturais mais peculiares dos seus municipios de origem, com o objetivo de fomentar um intercâmbio de experiências muito enriquecedor de um lado e do outro da fronteira.

O almoço, oferecido pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, é também outra encenação do período medieval. Além disso, como novidade, este ano cabe destacar que a atividade inclui uma conferência de imprensa realizada pelos alunos participantes, na qual os principais protagonistas apresentarão a atividade, fazendo menção aos objetivos e finalidade do programa ”Conhecendo-nos” e ao papel do AECT Duero-Douro como entidade organizadora deste encontro, juntamente com a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Ainda a destacar, a contribuição pessoal e social que este tipo de iniciativas promove, tanto aos alunos como aos professores envolvidos, evidenciando inquietudes, interesses e opiniões, tanto individuais como coletivas, nos âmbitos educativo, cultural, social e pessoal.


CONVOCATÓRIA

DIA: Sexta-feira, 26 de abril de 2019
HORA: 10.00 (hora portuguesa; 11.00 hora local espanhola).
LUGAR: Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo (Portugal).

 

PROGRAMA FEIRA MEDIEVAL (TORRE DE MONCORVO, 26 DE ABRIL 2019):

10.30 H – CORTEJO DO REI e SUA CORTE EM TERRAS TRANSMONTANAS.
Inicio do desfile inicial, desde as instalações da Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado até à Praça Francisco Meireles.

11.00 H – CHEGADA DO CORTEJO DO REI E SUA CORTE À PRAÇA FRANCISCO MEIRELES.
Inaguração oficial da Feira Medieval.

11.30 H – ENTREGA DE OFERTAS A TODOS OS CENTROS EDUCATIVOS PARTICIPANTES.
Encontro de Suas Altezas Reais, D. Dinis e sua esposa.

12.15 H –SAÍDA DO CORTEJO REAL DESDE A PRAÇA FRANCISCO MEIRELES ATÉ AO PÓRTICO DA IGREJA MATRIZ.

12.30 H - 17.00 H – APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES INDICADAS PELOS CENTROS EDUCATIVOS PARTICIPANTES EM DIFERENTES ESPAÇOS DA FEIRA.

12.45 H - 14.30 H – ALMOÇO NAS CANTINAS DAS ESCOLAS DE TORRE DE MONCORVO.

17.00 H – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES.
Encontro de Suas Altezas Reais, D. Dinis e sua esposa, com todos os centros participantes.

 

Siga-nos em: